O que você precisa saber sobre sua delegação?

Estamos no processo final da preparação para o evento da MINIONU e, como falta pouquinho tempo, é interessante relembrar quais são os pontos mais importantes que você precisa saber sobre sua delegação, além dos dossiês específicos sobre cada delegação, para mandar bem no debate da Conferência de Viena sobre os Direitos Humanos, a AGNU de 1993.

Primeiro, é essencial saber, ao menos o básico, sobre o contexto político e social em que seu país se insere, para assim entender de qual ponto de vista ele parte. Por exemplo: se estamos falando de um governo autoritário, ele provavelmente terá um posicionamento que defende direitos humanos mais brandos ou excludentes. A posição política, a localização geográfica, o viés ideológico (…), todas essas questões podem influenciar no debate! Lembrando que a Conferência ocorreu no ano de 1993, então os dados precisam ser referentes a essa data. Vale também destacar que no debate você estará defendendo o posicionamento de um país, então mesmo que não seja o seu pensamento pessoal e que você discorde das ideias, o ideal é seguir a lógica do país que você representa.

Um ponto crucial – e que estamos sempre lembrando vocês – é saber se sua delegação segue o ideal Universalista, se opõe a ele ou até mesmo se foi um país que se manteve neutro entre esses dois ideais e apresentou um caráter mediador, assim, poderá saber quem serão seus aliados, que questões defender e buscar conduzir o debate para melhor te favorecer. Se nos referimos a um país asiático, há uma grande probabilidade de que seja um opositor ao universalismo, ou quando se pensa em um país europeu,  a maioria defende o universalismo, mas é claro que cada um apresenta um posicionamento único e específico sobre o tópico de Direitos Humanos (e por isso é interessante dar uma olhada no post sobre as Reuniões Preparatórias).

A pauta dos Direitos Humanos é altamente influenciada por questões políticas, sociais e principalmente culturais. Por outra via, temos também a presença de ONGs, as quais foram muito presentes no debate e vinham justamente em defesa e representação da população civil, a maioria delas era desvinculada de qualquer governo e viés político, assim, as ONGs buscam pensar de forma livre da influência política e focada na defesa do homem.

Embora seja interessante que você, caro delegade, busque saber ao máximo sobre o país ou ONG que está representando, buscando fontes confiáveis que descrevam o quadro político, social e cultural sobre ele no ano de 1993, vale lembrar que o dossiê postado no nosso blog já trás uma ideia bem geral e satisfatória sobre esses pontos e que podem te ajudar bastante sobre como se posicionar no nosso debate. Contudo, preparando por meio dos estudos dos materiais que oferecemos no nosso blog e no perfil do Instagram, vocês estarão mais que preparados!! Lembre-se que ler os dossiês, estudar o Guia de Estudos e de Regras, ficar atento com todos os posts e sempre que tiver alguma dúvida perguntar para alguém da equipe é a melhor maneira de se preparar e arrasar no dia do evento! 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: