Posts

Revisão de Regras: Elaboração da Proposta de Resolução

Podendo ser elaborada por qualquer delegação, a proposta de resolução é vista como o documento mais importante do comitê e é onde os participantes vão expor aquilo que foi acordado entre eles, seja das delegações como um todo ou de grupos específicos, indicando caminhos para alcançar a solução do problema que gerou a reunião. UmaContinuar lendo “Revisão de Regras: Elaboração da Proposta de Resolução”

Revisão de Regras: Documentos e Proposta de Emenda

Uma parte extremamente importante para o andamento e conclusão do debate são os documentos produzidos pelo comitê. Esses documentos têm vários objetivos, que podem ser para orientar os trabalhos dos delegados ou a tomada de uma decisão. Eles devem ser escritos por vocês delegades durante o debate e enviados à Mesa Diretora por e-mail ouContinuar lendo “Revisão de Regras: Documentos e Proposta de Emenda”

Revisão de Regras: Discursos, Votações, Debate Moderado e Debate Não Moderado

Discursos Para discursar durante o debate, cada delegação deverá colocar o nome do seu país ou ONG no chat do Teams e esperar ser reconhecida pela Mesa Diretora. Sendo assim, a lista de oradores projetada pela Mesa Diretora servirá como guia para os delegades acompanharem quem irá fazer seus discursos. Quando autorizado pela Mesa Diretora,Continuar lendo “Revisão de Regras: Discursos, Votações, Debate Moderado e Debate Não Moderado”

Revisão de Regras: Quórum e a Abertura da sessão

Quórum O Quórum representa a quantidade total de delegações presentes na sessão. Ela será calculada pela nossa equipe antes do debate começar e conforme as pessoas forem sendo reconhecidas, e caso necessário nós vamos atualizando esse cálculo (sempre disponibilizando a atualização no chat do Teams e no grupo do whatsapp). No Cálculo do Quórum, valeContinuar lendo “Revisão de Regras: Quórum e a Abertura da sessão”

Alto Comissariado: 

O que é, qual a sua importância e as propostas iniciais da criação da ACNUDH.

Um alto comissariado pode ser entendido como um sub agente, uma repartição dentro das Nações Unidas, votado e escolhido para tratar de determinado assunto, e para garantir que melhorias sejam feitas e que tratados feitos anteriormente sejam cumpridos, tanto nacional, quanto internacionalmente.

Continuar lendo

A Reunião Regional Preparatória Asiática

Da mesma maneira que acontece com a política, nos Direitos Humanos a dicotomia entre valores Ocidentais e não-Ocidentais está presente tanto na formação quanto na efetivação desses direitos. A Reunião Asiática sobre os Direitos Humanos, que foi realizada em Bangkok no ano de 1993, possuiu como objetivo colocar em questão o universalismo e identificar diferençasContinuar lendo “A Reunião Regional Preparatória Asiática”

A Reunião Regional Preparatória Latino-americana e Caribenha

Entre as várias etapas que antecederam a Conferência de Viena de Direitos Humanos, vale destacar a realização das Reuniões Regionais Preparatórias, dividindo três grandes grupos no contexto internacional para debaterem acerca das temáticas e os posicionamentos a serem defendidos. Ao se tratar de países latino-americanos e caribenhas, é importante ressaltar que diversos deles passavam, noContinuar lendo “A Reunião Regional Preparatória Latino-americana e Caribenha”

A Reunião Regional Preparatória Africana

Em novembro de 1992 aconteceu a primeira das Reuniões Regionais Preparatórias da Conferência de Viena, a Reunião Regional Africana. Ela ocorreu em Túnis, capital da Tunísia, contando com a presença de 42 países africanos e diversas ONG’s. Como resultado foi adotada a Declaração de Túnis que reuniu os principais argumentos defendidos pelos países presentes naContinuar lendo “A Reunião Regional Preparatória Africana”

O papel das ONGs e dos países mediadores na AGNU 1993

O papel das Organizações Não-Governamentais (ONGs), que por um grande período foi negligenciado, começou a emergir a partir da Segunda Guerra Mundial, ganhando maior destaque na década dos anos 90. Pouco antes da Conferência de Viena de 1993 ocorreu o Fórum Mundial de Organizações Não-Governamentais, que reuniu cerca de duas mil destas sob o lemaContinuar lendo “O papel das ONGs e dos países mediadores na AGNU 1993”

O Universalismo

A ideia principal que define esse pensamento é a busca da garantia de direito para toda e qualquer pessoa, independente de religião, cultura, raça,  classe socioeconômica ou qualquer outra condição. Esse ideal, no período pós Segunda Guerra Mundial, com a Declaração Universal dos Direitos Humanos aumentou a importância dada aos Direitos Humanos e vários debatesContinuar lendo “O Universalismo”

O que são os Direitos Humanos? Uma definição breve sobre os DH contemporâneo

Direitos humanos são os direitos básicos fundamentais de todos os seres humanos, que visa garantir a dignidade da pessoa humana em todos os países do mundo. Essa definição foi possível apenas após a Declaração Universal dos Direitos Humanos em 1948, que estabeleceu os ideais de liberdade, justiça, igualdade como princípios e valores universais e foiContinuar lendo “O que são os Direitos Humanos? Uma definição breve sobre os DH contemporâneo”

Declaração Universal dos Direitos Humanos

Um dos primeiros documentos a formalizar princípios básicos de Direitos Humanos, e que posteriormente serviu como influência na criação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, foi a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Esta declaração foi elaborada na França em 1789, no período da Revolução Francesa, e tinha como base ideais de DireitosContinuar lendo “Declaração Universal dos Direitos Humanos”

Como estudar para a MINIONU?

Olá galera, nesse post iremos dar algumas dicas e reiterar alguns pontos importantes que vocês devem ficar atentes para estudarem corretamente e ficarem preparades para o dia do evento que está logo aí!!

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: