Revisão de Regras: Quórum e a Abertura da sessão

Quórum

O Quórum representa a quantidade total de delegações presentes na sessão. Ela será calculada pela nossa equipe antes do debate começar e conforme as pessoas forem sendo reconhecidas, e caso necessário nós vamos atualizando esse cálculo (sempre disponibilizando a atualização no chat do Teams e no grupo do whatsapp).

No Cálculo do Quórum, vale se atentar à dois informações na “tabela”, os cálculos da Maioria Simples e Maioria Qualificada:

Maioria Simples contempla em 1/2 + 1 do quórum total de delegações e é utilizada para aprovar Questões Procedimentais, aquelas que estão ligadas à  forma como os debates acontecem, ou seja, ao andamento do comitê, como por exemplo para abrir um debate não moderado.

Maioria Qualificada contempla em 2/3 do quórum total de delegações e é utilizada para aprovar Questões Substanciais, aquelas que são importantes para resolver decisões substanciais, como a votação de Propostas de Resolução e Emendas (lembrando que ONGs não votam nessas questões).

Ademais, damos destaque a outras informações importantes para ficarem atentes durante o debate, na abertura de toda sessão a Mesa Diretora realizará uma chamada, na qual as delegações deverão se declarar como “Presente” ou “Presente Votante”. Desse modo, ao se declarar Presente ou Presente Votante, cada delegação deverá participar obrigatoriamente de todas as votações do comitê. Porém, lembrando que as delegações que se declararem como Presente poderão utilizar o Voto de Abstenção durante a votação de resoluções Substanciais, enquanto as delegações que se declararem Presente Votante deverão se posicionar, necessariamente, “A Favor” ou “Contra”. Contudo, quando o nome da delegação for chamado, deverá ter uma resposta de qualquer maneira, sendo de abstenção, à favor ou contra.

*As delegações que chegarem após o início da sessão, a qualquer momento poderão ser reconhecidos pela Mesa Diretora através de uma moção formal de reconhecimento (então mesmo que você chegue um pouquinho atrasade e percebeu que já começou o debate, é apenas esperar a Mesa perguntar se há alguma questão ou moção e, assim, pedir uma Moção de Reconhecimento para poder entrar no debate normalmente).

*Uma dica sobre o Quórum que vocês devem ficar sempre atentes, ele é uma informação de suma importância para que vocês possam saber se uma proposta que estejam montando possa ou não passar! Deve haver um interesse nele, pois lembrando que se você está defendendo algo para que possa ser inserida na proposta e documento final, terá que pensar no cálculo da Maioria Qualificada, uma vez que será apenas por meio dessa quantidade de delegações a Favor que a sua proposta será passada!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: