Revisão de Regras: Questões e Moções

Durante o intervalo entre os discursos, a Mesa sempre vai repetir e perguntar: “Alguma Questão ou Moção?”. Assim, as delegações presentes podem aproveitar esse momento e pedir alguma questão ou moção.

Questões

Durante o debate na MINIONU é possível que surjam dúvidas, ressalvas e para que sejam sanadas é necessário usar o que chamamos de QUESTÃO; a questão pode ser de 3 tipos, sendo elas:

Questão de dúvida: que como o próprio nome já diz, é usada quando o delegado tem alguma dúvida, e se direciona à mesa para saber sobre o andamento do debate, sobre como proceder, ou para obter informações. Por exemplo “A proposta de resolução já foi apreciada?” “Quantos documentos de trabalho chegaram à mesa?”;

Questão de ordem: usada para algo referente às regras do comitê, quando há algum erro de procedimento cometido pela mesa. Deve ser endereçada à mesa no intervalo de discursos. Com isso, a Mesa deverá apreciar tal questão imediatamente, e a partir daí, a questão pode ser considerada ou desconsiderada de acordo com sua legitimidade e a maneira que foi apresentada;

Questão de privilégio pessoal: usada, como o próprio nome diz, referente à motivos pessoais, como por exemplo, quando o delegado possui alguma dificuldade para ouvir o que está sendo apresentado, quando possui problemas de internet, ou quando um delegado se sente desconfortável, ofendido de alguma forma; sendo assim, questão de privilégio pessoal ocorre quando uma delegação não pode ou não consegue escutar o discurso de outra delegação, por alguma razão, como exemplificado acima. Está é a única questão que pode interromper o discurso de outras delegações.

Moções

As moções são pedidos de intervenção na discussão que as delegações podem pedir durante o evento. Lembrando que a sua aprovação será dada apenas por meio de uma votação e que haja Maioria Simples (50% + 1).  São várias:

Moção de Reconhecimento: utilizado quando determinada delegação chegar após a chamada inicial, e desejar ser reconhecida para fazer parte do debate. Após o reconhecimento, o delegado deverá declarar-se presente ou presente-votante (se for a primeira vez que ele for reconhecido).

Moção de Alteração de Tempo de Discurso: utilizado quando os delegados desejarem aumentar/diminuir o tempo de discurso previamente instituído. Ela será avaliada primeiramente pela Mesa e, assim, seguirá para a votação por meio das “mãozinhas” ou aprovada unilateralmente.

Moção para Introdução de Tópico de Discussão: essa moção deverá ser sempre utilizada quando o debate se encontra na primeira lista, a de Oradores Padrão, podendo assim utilizar dessa moção. Contudo, é usada para sair da lista de oradores padrão para a discussão de um tópico específico e, destacando, que deve ser aprovada por maioria simples.

Moção para Arquivamento de Tópico de Discussão: Essa moção é utilizada caso os delegados julguem que a discussão não está sendo produtiva ou se decisões não estiverem sendo tomadas. O arquivamento é temporário, o tópico retornará em outro momento do debate, sendo em outra sessão ou momento. Destaca-se que não pode ser arquivada um tópico que já foi aprovado.

Moção para Reconsideração de Tópico de Discussão: Utilizada em determinado momento em que as delegações acharem apropriado o retorno de um tópico anteriormente arquivado.

Moção para Adiamento da Sessão: Essa moção é utilizada em horários próximos do encerramento de uma sessão (não deixem de conferir o cronograma no instagram). Ela será avaliada pela Mesa e votada por todas as delegações presentes.

Moção para Encerramento da Lista de Oradores: essa moção se aprovada, significará o encerramento da lista vigente e mais nenhuma delegação terá tempo de discurso para dar sequência. Contudo, mesmo se há nomes na lista de oradores, automaticamente a lista fechará.

Moção para Fechamento da Lista de Oradores: essa moção, contrária da mencionada acima, encerrará a lista após todos os delegados que estiverem com o nome na lista discursarem.

Há muito mais moções, sugerimos que conferem na Guia de Regras disponível aqui no Blog!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: