Revisão de Regras: Discursos, Votações, Debate Moderado e Debate Não Moderado

Discursos

Para discursar durante o debate, cada delegação deverá colocar o nome do seu país ou ONG no chat do Teams e esperar ser reconhecida pela Mesa Diretora. Sendo assim, a lista de oradores projetada pela Mesa Diretora servirá como guia para os delegades acompanharem quem irá fazer seus discursos. Quando autorizado pela Mesa Diretora, a delegação terá permissão para abrir seu microfone e fazer uso de seu tempo. De início, a Mesa estabelecerá o tempo máximo de um minuto para cada discurso, no entanto, esse tempo poderá ser alterado através de uma moção para aumento do tempo de discurso.

Votações

Vimos que há diversas maneiras dos processos de votação serem conduzidas durante o debate. Destacando novamente que em votações procedimentais (aquelas questões relacionadas ao rumo que o debate terá por meio de moções e questões) serão todas votadas por meio da função disponibilizada pelo Teams do levantamento das “mãozinhas”, sendo essa caracterizada pela votação de Maioria Simples a favor para ser aprovada. Porém, durante as votações mais substanciais, como as de propostas ou emendas, haverá a votação por chamada que se dá pela seguinte forma: o moderador do debate chamará cada delegação, por ordem de representação. O delegado terá as seguintes opções de voto: a favor, contra, a favor com direitos, contra com direitos e se abster. Os delegados que votam com direitos terão 30 segundos ao final da votação para justificar seu voto, e também é bom destacar que quem se declarou presente votante na primeira chamada da sessão não poderá se abster durante uma votação substancial. Lembrando sempre que é necessário que todos os microfones estejam fechados quando for a vez de outra delegação votar!

Debate Moderado

Solicitado por meio de uma Moção para Debate Moderado, esse tipo de debate deverá ser pedido com as seguintes informações: a quantidade de discursos, o tempo de cada um e uma justificativa para esse debate. Após o pedido ser aceito pela mesa e/ou aprovada por maioria simples (50% + 1), a Lista de Oradores é suspensa e, assim, as delegações que desejam ser reconhecidas para discursar durante esse debate deverão utilizar da função “de mãozinha” disponível na plataforma Microsoft Teams. A Mesa então selecionará as delegações que estiverem com a função “mãozinha” ativadas na ordem em que julgar mais proveitosa para o rumo dos debates.

Debate Não Moderado

Solicitado por meio de uma Moção para Debate Não Moderado, esse tipo de debate funciona de modo contrária ao citado anteriormente, sendo esse caracterizado literalmente pela não moderação da Mesa durante um devido espaço de tempo. Assim, as delegações presentes podem falar livremente sobre seus posicionamentos acerca do debate, podendo ainda desfrutar de salas separadas com seus parceiros de forma a debater sobre as propostas e elaborar Documentos. Vale destacar que esse tipo de discurso tem como objetivo facilitar a comunicação entre as delegações e para ajudar na elaboração de documentos e propostas. Contudo, a sua aprovação também é por meio da votação por “mãozinha”, aprovada através da maioria simples ou unilateralmente pela Mesa.

Ambos os debates são importantes e sugerimos que vocês utilizem eles bastante para a sua vantagem, uma vez que ela pode esclarecer algumas dúvidas em relação a certas delegações, como também, facilitar a comunicação para escrever algum documento ou proposta final. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: